Teologia Sistematica
No texto grego é usado o verbo prohorizo, que significa “decidir de antemão”, “predestinar” e aparece seis vezes no NT referindo-se exclusivamente aos decretos de Deus.
Em Rom. 8:28-30 este verbo aparece juntamente com “propósito” (prothesis, no grego) e com “conhecer antes” (que vimos acima), detalhando as ações de Deus a favor daqueles que são chamados, e denotando claramente que Deus tinha um plano para a eleição e prévio conhecimento daqueles que iriam ou não ser chamados. Portanto predestinação aqui tem a ver com presciência. No contexto seguinte (que inclui os capítulos 10 e 11), Paulo irá explicitar como se dá este chamamento. Veja, por exemplo, 11:32 e 10:9 -13.
Em I Co. 2:7 fala da sabedoria de Deus, que ele “preordenou” para a nossa glória. A predestinação divina, portanto, é descrita como atividade sua para com os homens, que visa a comunhão deles com ele.
Em Ef. 1:5, onde fala da nossa adoção através de Cristo, está se referindo ao amor predeterminante de Deus; e em Ef. 1:11, aparece em conjunto com “propósito” (no grego, “prothesis”), a fim de caracterizar a herança que os próprios cristãos são, e que Cristo possibilitou. Tudo isto deriva da vontade de Deus, que realiza tudo conforme o conselho da sua vontade.
Em At. 4:27-28, afirma-se que as pessoas somente podem fazer a Jesus as coisas que Deus preordenou com vistas à realização do plano divino para a salvação, mesmo as coisas más.
VERSÍCULOS CALVINISTAS SOBRE A PREDESTINAÇÃO
ROMANOS 8.28-38 - 28 Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. 29 Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30 E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.
JOÃO 13.18
- 18 Não falo a respeito de todos vós,