Teologia sistematica
TEOLOGIA SISTEMÁTICA I Material preparado pelo Pr. Isaltino Gomes Coelho Filho
Para uso exclusivo na Escola Bíblica Dominical da Igreja Batista do Cambuí, Campinas, S. Paulo. É proibida a reprodução e utilização fora da Igreja, sem a autorização por escrito do autor.
Parte Introdutória
O estudo de Teologia Sistemática deve ser baseado na Bíblia. Por isso que, antes de começarmos um estudo sério da Teologia, é necessário deixar bem definida uma coisa: vamos estudar a Bíblia e vamos usá-la mais que qualquer outro livro. O fato de não seguirmos um determinado livro da Bíblia para estudar, como fazemos na Escola Bíblica Dominical, não significa ausência de Bíblia. Vamos estudá-la. Esta apostila, inclusive, é um roteiro do estudo bíblico, para facilitar uma visão sistemática da Bíblia, e não pretende ser um substituto dela. Por isso, logo de início, é necessário responder a uma pergunta: "como podemos ter certeza de que temos um documento confiável em mão, quando estudamos a Bíblia?". Sim, como é possível acreditar que, ao longo dos tempos não houve modificações feitas pela Igreja ou por pessoas interessadas em apresentar certos pontos de vista? Algumas pessoas costumam dizer que “papel aceita tudo”, para negarem o valor da Bíblia. Então, como podemos crer que temos em nossa Bíblia exatamente o que foi dito em tempos remotos? Para responder a estas questões, transcrevo, a seguir, uma pastoral de boletim que produzi para responder este problema embora formulada em outras palavras:
"É POSSÍVEL LEVAR A BÍBLIA A SÉRIO?
Um crítico ignorante do assunto alegou não poder levar a Bíblia a sério por não se poder provar a autenticidade dos seus manuscritos que deram origem aos livros bíblicos que temos. Ao longo dos tempos, segundo ele, os cristãos os modificaram, para impor suas doutrinas. A Bíblia teria sido mudada, segundo eles. Tucídides, historiador aceito pelos estudiosos, viveu entre 460-400 a.C. Sua obra