Harmonicas
Trabalho de Eletrotécnica
Ondas Harmonicas
Santa Luzia, 04 de maio de 2014
Unidade Operacional João Carlos Giovanni
Senai – Santa luzia MG
Tiago Rosa Gonzaga
Trabalho de Eletrotécnica
Ondas Harmonicas
Trabalho de eletrotecnica apresentado para a disciplina eletrotécnica do curso Tecnico em Eletrotécnica
Santa Luzia, 04 de maio de 2014 Sumário
1 INTRODUÇÃO
A qualidade da energia tem sido alvo de muito interesse e discussão e nos últimos anos. Cada vez mais, plantas industriais tem descoberto que tem de lidar com o problema da energia suja. Esta é a expressão popular usada para descrever uma grande variedade de contaminações na corrente e na tensão elétrica.
Distorção harmônica é um tipo específico de energia suja, que é normalmente associada com a crescente quantidade de acionamentos estáticos, fontes chaveadas e outros dispositivos eletrônicos nas plantas industriais.
2 ONDAS HARMÓNICAS 2.1 ORIGEM, CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS
A qualidade da energia eléctrica é um dos temas mais abordados actualmente, fazendo parte do quotidiano das sociedades modernas. Consequentemente, começa-se a discutir a qualidade da energia fornecida pelas empresas distribuidoras aos consumidores.
A qualidade de energia eléctrica tinha a ver, sobretudo, com a continuidade do fornecimento, visto que qualquer interrupção do serviço constituia um transtorno de carácter relevante. Exigia-se também, que as tensões e frequências fossem mantidas dentro de determinados limites considerados aceitáveis.
Foram adoptadas para os sistemas eléctricos dois tipos de frequências a nivel mundial: 50 e 60 Hertz. Estas frequências são normalmente chamadas de frequências fundamentais.
Portanto, as empresas productoras e distribuidoras de electricidade estão assim obrigadas a fornecer energia eléctrica aos