Harmônica
Harmônicas São distorções na onda, múltiplos desta, que a resultante afeta, os efeitos da mesma, o resultado de distorções harmônicas na rede elétrica, causa diversos efeitos, mas o mais preocupante é a sobrecarga dos circuitos elétricos, principalmente do condutor neutro. Harmônicas na rede São criadas devido a presença de equipamentos eletrônicos na rede, principalmente os chaveamentos.E neste trabalhos vamos ver uma pouco sobre ela , em relação a tudo desde como ela se porta em cabo de distribuição de energia até como prevenir...
Generalidades
"A presença de harmônicas é sinônimo de uma onda de tensão ou de corrente deformada.A deformação da onda de tensão ou de corrente significa que a distribuição de energia elétrica é perturbada e que a Qualidade de Energia não é ótima".
Origem das harmônicas
"As correntes harmônicas são geradas pelas cargas não-lineares conectadas a rede. A circulação das correntes harmônicas geram tensões harmônicas através das impedâncias da rede, e então uma deformação da tensão de alimentação".Antigamente predominavam cargas lineares com valores de impedância fixo (iluminação incandescente, cargas de aquecimento, motores sem controle de velocidade).Atualmente surgiram cargas não-lineares geradoras de poluição elétrica (harmônicas).Os dispositivos geradores de harmônicas são apresentados em todos os setores industriais, comerciais e domésticos. As harmônicas são resultados de cargas não-lineares.Carga não-linear: definição Uma carga é dita não-linear quando a corrente que ela absorve não tem a mesma forma da tensão que a alimenta.Exemplos de cargas não-lineares Tipicamente, as cargas utilizando a eletrônica de potência são não-lineares.Elas são cada vez mais numerosas e sua contribuição consumo de energia cresce sem cessar.
Como exemplo, podemos