Harmonicas
Daniel Pegoraro BertinetiResumo — Este trabalho tem como objetivo analisar e estudar a distorção harmônica em sinais de tensão e corrente medidos ao longo de um intervalo de tempo.
Palavras-chave — Distorção harmônica, tensão, correnteAbstract — This work aims to analyze and study the harmonic distortion in the voltage and current signals measured over a time interval.
Keywords — Harmonic distortion , voltage, current
Introdução
Conceitualmente, harmônicas são tensões e correntes com frequências correspondentes a múltiplos inteiros da frequência fundamental. As correntes harmônicas são geradas devido a cargas não-lineares conectadas na rede de distribuição de energia elétrica. A circulação das correntes harmônicas gera tensões harmônicas através das impedâncias da rede, e então uma deformação da tensão de alimentação.
No passado predominavam cargas lineares com valores de impedâncias fixas (iluminação incandescente, cargas de aquecimento, motores sem controle de velocidade). Atualmente, tem-se uma enorme quantidade de cargas não-lineares geradoras de poluição elétrica (harmônicas).
O grau de distorção harmônica presente na tensão e/ou corrente pode ser quantificado matematicamente com base no estudo das ondas não senoidais periódicas, viabilizada por meio da série de Fourier.
O Teorema de Fourier indica que toda função periódica não senoidal pode ser representada sob a forma de uma soma de expressões (série) que é composta de uma expressão senoidal em frequência fundamental, de expressões senoidais cujas frequências são múltiplos inteiros da fundamental (harmônicas) e de uma eventual componente contínua.
Um sinal de tensão não senoidal pode ser representado de acordo com a seguinte equação:
O sinal de corrente não senoidal pode ser representado de acordo com a seguinte equação:
Onde h é a ordem do harmônico.
Figura SEQ Figura \* ARABIC 1 - Fundamental e a resultante das diversas ordens harmônicas
Conhecidos os valores de