Cultura de Taubaté.
Literatura
Na literatura, tivemos a figura impar do escritor Jose Bento Monteiro Loboto. Atualmente, tem seu nome ligado “Dia do Livro” (18 de abril), sendo célebre a frase a ela atribuída: “Um país se faz com homens e livros”.
Jose Bento Renato Monteiro Lobato (Taubaté, 18 de abril de 1982 – São Paulo, 04 de julho de 1948) foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX.
Contista, ensaísta e tradutor, este grande nome da literatura brasileira. Formado em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô. Diante de um novo estilo de vida, Lobato passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas, sendo que, posteriormente, reuniu uma série deles em Urupês, obra prima deste famoso escritor.
Em uma época em que os livros brasileiros eram editados em Paris ou Lisboa, Monteiro Lobato tornou-se também editor, passando a editar livros também no Brasil. Com isso, ele implantou uma série de renovações nos livros didáticos e infantis. Suas personagens mais conhecidas são: Emília, uma boneca de pano com sentimento e idéias independentes, através dela Lobato diz tudo o que pensa; Pedrinho, personagem que o autor se identifica quando criança e Narizinho são as crianças de ontem, hoje e amanhã,abertas a tudo, querendo ser felizes, confrontando suas experiências com o eu os mais velhos dizem, mas sempre acreditando no futuro ; Visconde de Sabugosa, a sabia espiga de milho que tem atitudes de adulto e critica o sábio que só acredita nos livros já escritos , Dona Benta e a personagem adulta que aceita a imaginação criadora das crianças, admitindo as novidades que vão modificando o mundo; Tia Nástacia é o adulto sem cultura, que vê, no que