ensaio de resistência
RELATÓRIO DA PRÁTICA DE LABORATÓRIO – RESISTÊNCIA A COMPRESSÃO DE CORPOS DE PROVA CILÍNDRICOS
MARIA APARECIDA M DOS SANTOS
MATHEUS DANTAS
NARA CIRILO
RAYANE MACHADO
TURMA: CIVI3NB
Natal, 04 de maio de 2014.
RESUMO
Neste trabalho foi medida a resistência à compressão de um corpo de prova do cilíndrico através do parâmetro da norma da NBR 5739 (ABNT 2007).
No ensaio, a amostra de concreto é colocada em uma prensa, na qual é inserida uma carga gradual até atingir sua resistência máxima (kg/s). Este valor é dividido pela área do topo da amostra (cm²).
Foi utilizado um corpo de prova 10x20cm que teve sua data de moldagem no dia 15/04/2014 e ficou no tanque até dia 24/04/2014.
Teremos então a resistência em kgf/cm² dividindo-se este valor por 10,1972, em que se obtém a resistência em Mpa. Abaixo segue o gráfico gerado com a ação:
Pode-se verificar com esses dados, que o tipo de ruptura é colunar e que a tensão foi de 37,8 (mpa).
Palavras-chave: Compressão, Corpo de prova.
INTRODUÇÃO
A realização da cura é fundamental para a vida útil do concreto, é o processo de cura que faz com que o concreto seja de boa qualidade, sendo esta, a última operação no processo. Neste trabalho será discutida a resistência a compressão de um corpo cilíndrico de 10 cm de altura e 20 cm de diâmetro, cuja norma que regulamenta esse procedimento é a NBR 5739 (ABNT-2007).
.
OBJETIVO
Verificar a resistência mecânica da compressão já que esta é a principal propriedade do concreto. Com a ruptura que o concreto quebra, pode-se perceber qual o tipo de concreto utilizado no ensaio.
.
FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA
De acordo com pesquisas feitas para realização do trabalho, conforme pode ser conferida na norma NBR 5739, “a escolha do concreto ou de um material construtivo qualquer para uma aplicação específica depende de sua capacidade de suportar a força aplicada. A alteração que resulta da carga aplicada é chamada de deformação, definida pela mudança de