Metodologia
A escala avalia as instituições de ensino por meio de 22 itens, que variam desde a qualidade da água disponível até a existência de salas de atendimento especial, além de um grande número de escolas, a classificação abrange instituições de diversos portes, foram submetidas ao questionário unidades de ensino públicas e privadas, de médio, grande e pequeno porte, localizadas em áreas rurais e urbanas.
Para ser mais específicos aos itens analisados, os pesquisadores recorreram à Teoria de Resposta do Item como estatística utilizada em pesquisas que buscam mensurar, matematicamente, comportamentos que interessem ao pesquisador. Assim, puderão interpretar os resultados e apresentar em uma escala de valorização.
O estudo aponta um dos fatores que influenciam no desempenho dos alunos, mas não o único, professora também uniu junto à equipe que desenvolveu a escala, se aprofundar no problema da educação. Estabelecer a escala foi o primeiro passo para fazer uma associação lúcida entre a infraestrutura das escolas e o desempenho dos alunos, a consolidação deste processo tem levado ao estudo aprofundado que explique o desempenho escolar de alunos nos exames padronizados.
DESENVOLVIMENTO.
Estudo voltado para análise da educação brasileira organiza e interpreta dados fornecidos pelo Inep. Onde Pesquisadores constroem escala para medir infraestrutura