Tintura de Boldo
Descrição O Boldo (Peumus boldus), também conhecido como Boldo-Medicinal, Boldu, Boldus,Boldoa, Boldina, Baldina e Molina, é uma planta medicinal utilizada inicialmente na medicina popular chinesa e peruana. A planta tem como constituintes químicos alcalóides derivados de aporfina (boldina, reticulina, isocoridina, esparteína), resina, reticulina, taninos, sitosterol, sais minerais, ácidos orgânicos, glicídeos e lipídeos.
Alvo Terapêutico O Boldo é utilizado para tratar problemas no fígado, intestino e vesícula biliar, sendo considerado um tônico geral. Suas principais propriedades medicinais são: anestésico, antibacteriano, antiespasmódico, antifúngico, antihemíntico, antiinflamatório, diurético, laxante, sedativo, tônico digestivo, entre outras. A boldina, que é a principal componente da planta promove a estimulação da secreção de bile (substância produzida pelo fígado) aumentando o seu fluxo biliar para o duodeno onde facilita a digestão dos lipídeos. Desta forma, a erva melhora a digestão e, indiretamente, as funções hepáticas. O Boldo é reconhecido como um estimulante de todo o organismo, agindo sobre os sintomas depressivos e nervosos. Abre o apetite, melhora a digestão, elimina o acido úrico e cristais de oxalato de calcio, bem como as enxaquecas de origem digestivas. Atua também como estimulante das funções salivares do suco gastrico.
Técnica de Análise A preparação de fitoterápicos requer conhecimento e habilidades em todas as fases da preparação, que vai da aquisição da matéria-prima, a certificação do produto final, objetivando a produção de produtos farmacêuticos adequados, com conceitos atuais de qualidade. As técnicas utilizadas para se fabricar a tintura de Boldo, envolve Cromatografia de camada delgada e Cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC). A tintura é preparada a partir das folhas secas de Peumus boldus (Molina) a 10% (p/V), por