Plantas
Plantas do dia-a-dia
O que é planta medicinal?
Planta medicinal é uma planta que contém substâncias bioativas, ou seja, contém propriedades que agem em nosso organismo, podendo assim nos beneficiar.
Existe um grande número de plantas medicinais em todo o mundo, usadas desde tempos pré-históricos na medicina dos diversos povos, pois era assim que antes “curavam” as enfermidades.
O termo “planta medicinal” então sempre definiu uma planta de uso popular, geralmente sem estudo científico, onde suas propriedades eram passadas “de boca em boca” e usadas ou preparadas de maneira caseira para remédio. A grande maioria é apenas de uso popular, mas atualmente algumas são estudadas e as propriedades medicinais são pesquisadas em laboratórios de empresas farmacêuticas ou de universidades e institutos de pesquisa com o intuito de se identificar as substâncias que lhes conferem os princípios ativos, passando por diversas etapas de pesquisa. Utilizar a planta “in natura” sem recomendação tem seus riscos podendo levar a intoxicação, que será explicado em grupos mais à frente.
Algumas são comprovadamente bastante benéficas e são utilizadas para a produção de medicamentos fitoterápicos.
Onde encontramos plantas medicinais? As plantas medicinais são produtos que podemos comprar em um estabelecimento chamado Ervanaria, que é especializado na venda destas plantas, possuindo diversos tipos. Mas também encontramos em algumas lojas e às vezes algumas são até mesmo plantadas em casa.
Em qual forma encontramos plantas medicinais?
O uso das plantas medicinais depende, da parte do vegetal e do tipo da planta.
- Flores, caules tenros e folhas - chás por infusão;
- Raízes e cascas - cozimento ou decocção ou maceração;
O uso pode ser classificado em interno e externo:
Uso interno - saladas, chá (decocção, infusão, maceração), suco, xarope, tintura e extrato.
Uso externo - cataplasma, unguento, óleo, pomada, pasta, creme, loção, gel,