Harmonicas
Este trabalho tem por finalidade apresentar as harmônicas que podem interferir diretamente no funcionamento de circuitos elétricos. Será enfatizado o estudo dos efeitos,que podem variar de danos devido ao funcionamento intermitente, sobtensão ou até, danos causados pelo calor da fiação superaquecida,entre outras causas. Componentes sensíveis a estes distúrbios na rede elétrica e a solução dos efeitos causados pelas harmônicas, também serão assuntos destacados.
DESENVOLVIMENTO:
2.1. O QUE SÃO HARMÔNICAS?
É um conceito matemático usado em telecomunicaçãoes e acústica. Uma harmônica de uma onda é uma frequência componente do sinal que é um múltiplo Inteiro da frequência fundamental. Para uma onda senoidal (sinusoidal), ela é um múltiplo inteiro da frequência da onda. Por exemplo, se a frequência é f, as harmônicas possuem as frequências 2f, 3f, 4f, etc.
2.1.2.Conceito de harmonicas de uma onda sendo ela senoidal. Seu comportamento é baseado em um seno, a uma determinada amplitude e frequência. Assim, dizemos que a tensão que chega em nossas residências, ou melhor, a tensão alternada gerada pela usinas tem um comportamento senoidal a frequência de 60Hz.
A frequência fundamental da tensão é 60Hz. Então, qualquer componente com frequência superior a 60Hz será denominada aqui por harmônica.
Como cada harmônica também tem um comportamento senoidal, ela também terá uma amplitude, frequência e fase (vamos desconsiderar o defasamento por agora) associada.
Geralmente, quanto maior a frequência da harmônica, menor a amplitude da mesma. Assim, harmônicas de frequência 180Hz têm maior amplitude do que harmônicas de 600Hz.
Essas harmônicas, quanto presentes na rede, alteram a forma de onda da tensão, que antes era apenas uma senoidal pura e ideal.
2.2. QUAIS EFEITOS DAS HARMÔNICAS NUM CIRCUITO ELÉTRICO?
-Efeitos das harmônicas nos principais equipamentos elétricos
O grau com que harmônicas podem ser toleradas