Harmonia 57
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO
ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA
HARMONIA 57
VITÓRIA – ES
2012
UNIVIX
ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA
Harmonia 57
Trabalho apresentado à disciplina Conforto Ambiental I
Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da
Faculdade Brasileira – UNIVIX, como requisito para avaliação.
VITÓRIA – ES
2012
INTRODUÇÃO
A “Arquitetura Bioclimática” é um conceito que visa a conciliação das construções com o meio ambiente de forma a otimizar o uso dos recursos naturais disponíveis (como a luz solar e o vento), possibilitando conforto ao homem em harmonia com a natureza.
Ela envolve também o desenvolvimento de técnicas e equipamentos necessários para melhoria da eficiência energética nas edificações, como por exemplo, a utilização da energia proveniente do sol, seja na forma de calor (quando pode ser usada para o aquecimento de água), ou na forma de luz, (que pode ser melhor aproveitada com o intuito de reduzir o uso da iluminação artificial), ou o uso dos ventos para resfriar o ambiente (ventilação cruzada).
Sendo assim, o edifício Harmonia 57 foi escolhido para ser analisado pelo grupo. A edificação foi projetada pelo escritório de arquitetura Triptyque, formado por uma arquiteta brasileira e três arquitetos franceses. Os quatro foram colegas de faculdade e decidiram trazer o escritório de Paris para São Paulo, pois acreditavam que a capital paulista seria o lugar certo para suas ideias, pois elas seriam motivadas pelas inúmeras possibilidades de criação oferecidas pela cidade.
Imagem 1: Prédio Harmonia 57
DESENVOLVIMENTO
A construção conhecida como Harmonia 57, fica localizada na rua homônima, no bairro da Vila Madalena, em Pinheiros, São Paulo. Foi inicialmente proposto como um prédio comercial comum, porém os integrantes do escritório franco brasileiro Triptyque, uniram concreto, matéria orgânica e metal de forma inteligente, fazendo de um prédio sólido, um organismo vivo.
São