hardware
Capacidade de coletar processar e fornecer informações , software programas.
Computador:
Composto por entrada e saída . São formados pelo controlador (chip especifico) dispositivos de entrada e saída (diversos componentes).
Memoria. Dispositivos de armazenamento de informações .
8 bits = 256 informações
10 bits = 1024 informações = 1 Kb
20 bits = 1.048.576 informações = 1 Mb
30 bits = 1,07 E +09 informações = 1 Gb
40 bits = 1,1 E +12 informações = 1 Tb
Evolução dos computadores:
Primeira geração (1945 a 1955) - Válvula e painéis de programação
Segunda geração (1956 a 1965) – Transistor Terceira geração (1966 a 1980) - Circuitos integrados
Quarta geração (1981 a 1990) - Computadores pessoais
Quinta geração (1991 a 2000) - Avanço das redes LAN (Local Area Network) e WAN (Wide Area Network) Atualmente - Avanço da virtualização
CPU:
Unidade central de processamento , dispositivo que realiza o calculo , comparações e executa instruções contidas no software.
Modelo de Von Neumann composto pela unidade logica aritmética (ULA) , a unidade de controle e os registradores pode ser estendidos aos computadores físicos. Não é preciso fazer modificações no hardware para cada aplicação que deseja executar , pois o programa é armazenado e pode conter instruções para o hardware .
Conectados por uma arquitetura de barramentos , estrutura de interconxoes (varias linhas) barramentos de dados , de endereço e de controle.
Periféricos:
Dispositivos de entrada, saoda e armazenamento secundário que são parte do computador mas não da cpu. Modulos de controle podem controlar 1 ou mais dispositivos periféricos .
Não é viável incopora-los ao processador (grande variedade de periféricos)
Taxa de transferência dos dados periféricos é menor em relação a memoria e a cpu. os formatos de dados e tamanho das palavras dos periféricos são diferentes em relação ao computador utilizado.
E/S:
controle e temporização comunicação com o