Hardware - Memória DDR2-DDR3
Heriton Christian da Gama
Trabalho apresentado a matéria de Hardware
Prof° Nelson
Jacareí
03/2014
Memórias DDR2 x DDR3
Introdução
DDR2 e DDR3, são memórias do tipo SDRAM (Synchronos Dynamic Random Access Memory) isto é síncronas. Oque significa que utilizam um sinal de clock do barramento local para comandar os seus circuitos internos para sincronizar suas transferências.
A sigla DDR (Double Data Rate) traduzindo Taxa de Transferência Dobrada significa que as memórias desta categoria transferem dois dados por pulso de clock, conseguindo o dobro de desempenho em comparação as memórias que não possuem este recurso.
E o número que precede a nomenclatura DDR se trata da geração da tecnologia aplicada a memória ao qual veremos algumas características desta evolução entre a DDR2 x DDR3.
Tecnologia
Devido a evolução tecnológica dos processadores onde suas frequências de clock interno e externo estarem cada vez mais altas. Houve nesse sentido a necessidade das memórias atualizarem, a frequência do clock externo aumentando sua velocidade de transferência de dados para o barramento FSB (Front Side Bus).
Com o aumento do FSB dos processadores das versões anteriores as memórias que transmitiam somente 2 dados por ciclo de clock, dobraram sua capacidade e passaram a transmitir 4 dados na DDR2 e 8 dados na DDR3. Com a tecnologia ODT ()inserida nas versões DDR2 e DDR3 se conseguiu também baixar o consumo de energia.
Capacidade
Velocidade
Latência
A latência também conhecida como CAS (Collum Address Strobe) ou CL (CAS Latency), é o tempo que o controlador de memória precisa esperar entre a requisição de um dado e sua efetiva entrega.
O valor da latência do CAS das memórias síncronas vem programado dentro de uma pequena memória chamada SPD (Serial Presence Detect) existente no módulo de memória responsável por informações como voltagem, temporização / latência, fabricante, nº de série, etc...