Hairpin Filtros
Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa feita sobre a tecnologia das memórias DDR-SDRAM (Double-data-rate synchronous dynamic random access memory). Também serão apresentadas as evoluções desta classe de memória, DDR2, DDR3 e DDR4.
Introdução:
A memória DDR é o padrão que substituiu as memórias SDR SDRAM, este novo padrão apresenta um maior desempenho que as memórias anteriores. Esta classe de memoria consegue realizar o dobro de operações no mesmo ciclo de clock em relação às demais memorias, por exemplo, se uma memoria SDRAM opera com 50 KHz uma DDR opera nas mesmas condições com 100KHz.
O uso das memórias DDR veio devido a uma necessidade, a evolução dos processadores. Por exemplo, o processador Pentium III possuía uma taxa de FSB (taxa de comunicação entre o processador e a memória) de 133 MHz, mas a memória padrão da época também possuía esta velocidade de 133MHz, percebemos então que não havia uma perda de recursos do processador. Mas com o surgimento do Pentium IV e as memorias ainda no padrão de 133 MHz(PC-133) induziu uma necessidade de evolução as memórias.
Descrição Funcional: Nas memórias, os dados são armazenados em espaços denominados células. Estas são organizadas em uma espécie de matriz, com linhas e colunas. O encontro de uma linha com uma coluna forma o endereço de memória. Ao invés de acessar apenas um destes endereços de memória por vez as memórias DDR acessam duas posições diferentes, mas ambas na mesma linha. É por isso que essa tecnologia consegue realizar o dobro de operações por ciclo. Este tipo de memória realiza uma operação no inicio do ciclo de clock e uma ao final.
DDR2:
A memória DDR 2, é uma evolução da memória DDR , e consegue realizar 4 operações por ciclo de clock, duas ao inicio do ciclo e duas ao final. Isto a torna mais rápida que seu modelo anterior.