Memórias ddr3
Resumo. O artigo a seguir é uma análise sobre as memórias RAM do tipo DDR. Tem como objetivo demonstrar as inovações alcançadas em sua terceira geração (DDR3) em relação às anteriores, as vantagens e desvantagens proporcionadas por esta tecnologia e as suas principais características.
Palavras-chave: Memória RAM, DDR, DDR2, DDR3, clock, latência.
1 INTRODUÇÃO
1.1 O que é memória RAM?
Memória RAM é um sistema de armazenamento de dados. RAM significa em inglês Random Access Memory ou memória de acesso aleatório. De acordo com Murdocca e Heuring (2000, p226), neste contexto o termo “aleatório” significa: “qualquer posição de memória pode ser acessada na mesma quantidade de tempo, independente da sua posição na memória”.
A memória RAM é volátil, e o conteúdo armazenado nela é perdido quando o computador é desligado. Os tipos básicos de memória RAM são respectivamente: dinâmica (DRAM) e estática (SRAM).
De acordo com Emmanuel, a memória RAM dinâmica (DRAM) é baseada na tecnologia de capacitores e requer a atualização periódica do conteúdo. Tem como vantagem o consumo de pequenas quantidades de energia e possui grande capacidade de armazenamento, porém tem como desvantagem o acesso lento aos dados comparando-se a SRAM. Porém conforme Murdocca e Heuring (2000 p226): “as memórias DRAMs são suscetíveis a descargas prematuras como resultado de interações com raios gama que ocorrem naturalmente. [..] Por essa razão, computadores pessoais antigos (PCs) não usavam circuitos de detecção de erros, [...]. Isso ajudou a manter os preços dos PCs competitivos.” Com o avanço da tecnologia, o aumento do tempo de operação e popularização dos PCs, e a redução de preços de memórias DRAMs, os circuitos de detecção de erros voltaram a ser comuns nos PCs.
De acordo com Emmanuel, a memória RAM estática (SRAM) é baseada na tecnologia de transistores e não requer atualização dos dados. Tem como vantagem o acesso mais rápido aos dados comparando-se com