Erp na gestão
Finanças, Controladoria e outros. A integração torna-se possível através do compartilhamento de informações entre os módulos que acessam um banco de dados centralizado.
A tecnologia ajuda, inclusive, na coleta de informações do ambiente externo, por meio dos clientes, fornecedores e concorrentes. Para o mercado atual, agilidade e poder de resposta são cruciais para atender as necessidades dos clientes que, a cada dia, tornam-se mais exigentes.
A TI, no entanto, sustentará apenas as empresas que se adaptarem a nova realidade do mundo dos negócios, atendendo tanto as exigências dos clientes quanto dos usuários.
O que é ERP e qual a sua utilidade?
Em sua essência, ERP é um sistema de gestão empresarial. Imagine que você tenha uma empresa que conta com vários sistemas, um para lidar com as contas a pagar, um para gerar folhas de pagamento, um para controlar vendas, um para gerenciar impostos, um para analisar metas e desempenho, entre outros. Em vez de existir um ou mais softwares para cada departamento da companhia, não seria melhor contar com uma integração entre eles, de forma que todos fizessem parte de um sistema unificado? É justamente isso que uma solução de ERP oferece.
Com um único sistema integrando todos os departamentos - ou pelo menos os setores mais importantes -, a comunicação interna se torna mais fácil e menos custosa. O departamento financeiro, por exemplo, poderá saber rapidamente quanto dinheiro destinar à quitação de impostos e quanto direcionar ao pagamento de funcionários, de acordo com as