Hanseniase
Hanseníase é uma doença infecto contagiosa causada por um micróbio denominado Bacilo de Hansen, antigamente conhecida como Lepra a hanseníase atualmente tem cura. A Hanseníase é uma doença infecciosa que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo. Pode variar de 2 a até mais de 10 anos. A hanseníase pode causar deformidades físicas, que podem ser evitadas com o diagnóstico no início da doença e o tratamento imediato.
Transmitida Através das vias orais por uma pessoa que está contaminada para outra que não está contaminada, podendo atingir qualquer pessoa em qualquer idade. Nem todos os que estão contagiados pela doença a transmitem, quando se inicia o tratamento o paciente deixa de transmitir, aqueles que não se tratam e continuam passando a doença a diante são chamados de multibacilares. Os pacientes de hanseníase sem tratamento eliminam os bacilos através do aparelho respiratório superior (secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espirro). O paciente em tratamento regular ou que já recebeu alta não transmite. A maioria das pessoas que entram em contato com estes bacilos não desenvolvem a hanseníase. Somente um pequeno percentual, em torno de 5% de pessoas, adoecem. Fatores ligados à genética humana são responsáveis pela resistência (não adoecem) ou suscetibilidade (adoecem). O período de incubação da hanseníase é bastante longo, variando de três a cinco anos.
Sintomas
São manchas na pele de coloração branca ou rosada com perda de sensibilidade, muitas vezes com dormência e em certos casos pode ocorrer também a falta de força muscular. Para saber se as manchas existentes no corpo são provenientes da hanseníase é simples, basta encostar, apalpar ou apertar sem que a pessoa veja em uma região de suspeita e em outra região aparentemente normal, se o paciente notar diferença do toque nos dois locais, ou falta de sensibilidade em