Handeboll
O mini hand é um jogo com bola para crianças de 6 a 12 anos com uma filosofia , equipamentos e regras especiais, que devem integrar as necessidades lúdicas das crianças transmitindo prazer, satisfação e experiências positivas. Foi criada na década de 70 na Europa e que tinha como principal objetivo resgatar o gosto das crianças pela modalidade handebol em alguns países, além de fazer com que os pais dessas crianças também estivessem sempre em contato com o esporte. È uma brincadeira fácil de ser praticada, pois envolve movimentos naturais do ser humano (correr, pegar, saltar, equilibrar, girar, arremessar).Deve ter uma orientação dirigida á metodologia e a didática da Educação Fisica e o Esporte na idade escolar. Ele deve ser organizado de tal maneira que a criança aprenda atravez de jogos, estando em atividades o tempo inteiro sem a preocupação de ganhar ou perder, mas que permita ela o tempo todo testar as suas habilidades tornando isso cada vez uma experiência positiva .
Adaptações
ONDE SE PODE JOGAR MINI-HAND
Em qualquer superfície (quadra, grama, praia, etc.) que permita aos jogadores progredir com a bola e não ofereça perigo para sua integridade física.
COMO SE JOGA O MINI-HAND
É similar ao handebol, só que logicamente a forma de jogar e as regras são adaptadas as crianças e suas capacidades, com o fim de permitir uma diversão sem a complexidade do jogo para adultos. Não obstante se pretende que não existam muitos condicionantes regulamentares para sua prática, o fundamental é que os jogadores se divirtam, passem um tempo agradável e que haja um exercício físico minimamente dirigido.
O TERRENO DE JOGO
Uma quadra de 20m X 13m que pode ser marcada em qualquer lugar que ofereça possibilidades de progressão com a bola, bem como segurança para os jogadores. No terreno de jogo, conforme a figura, em suas dimensões em cada linha indicada, os jogadores podem mover-se por todo campo exceto dentro da área do goleiro. O objetivo do jogo é