Handeboll
Em cada jogo confrontam-se duas equipes, cada equipe é composta por 14 jogadores, dos quais 6 de quadra, 1 goleiro e o restante na reserva. Cada partida tem duração de 60 minutos, sendo dividida em dois tempos de 30 minutos. Em caso de empate, prorroga-se o jogo, com dois tempos de 5 minutos
Os arremessos podem ser classificados em função da forma de execução:
Com apoio – significa que um dos pés do arremessador ou ambos estejam em contato com o solo.
Em suspensão – significa que no momento do arremesso não há apoio de nenhum tipo do arremessador com o solo.
Com queda – significa que após a bola ter deixado a mão do arremessador, o mesmo realiza uma queda, normalmente a mesma se dá dentro da área adversária e de frente – arremesso bastante comum entre os pivôs e eventualmente entre os pontas.
Com rolamento – significa que após a bola ter deixado a mão do arremessador, o mesmo realiza um rolamento, na maioria das vezes um rolamento de ombro. Este tipo de arremesso é mais comum entre os pontas e eventualmente por pivôs.
Condição da bola:
Tendo a posse da bola, o jogador tem o direito de dar apenas três passos, em seguida, deve fazer algum movimento para passar a bola adiante. È permitido que o jogador se desloque com a bola por mais de três passos quando ela é quicada continuamente no chão, como em um jogo de basquete.
Área do goleiro:
Somente o goleiro tem o direito de permanecer na área de gol. Ela é violada, desde que um jogador de quadra a toque, inclusive em sua linha, com qualquer parte do corpo.
Bloqueio:
É permitido bloquear um jogador adversário com o próprio corpo. Caso o jogador use de agressões físicas, como puxões e empurrões, para impedir que o adversário faça gol, o juiz deve marcar um tiro de 7 metros, que é semelhante ao pênalti do futebol