handeboll
A prática desportiva consiste na realização de uma atividade física que se concretiza com afã competitivo e na qual deve ser respeitada uma série de regras. Distingue-se da mera atividade física em que esta é uma simples prática, ao passo que no desporto há sempre uma competição com vista num resultado.
Um jogo, por sua vez, é uma atividade recreativa em que participa um ou mais jogadores. Mais além da competição, a função principal dos jogos é oferecer diversão e entretenimento enquanto proporcionam estímulo mental e físico.
Os jogos pré-desportivos são aqueles que requerem destreza e habilidades e situações básicas próprias dos desportos. A sua prática é recomendável como preparação para as crianças que começam a praticar qualquer desporto, já que lhes proporcionam uma série de recursos físicos e técnicos.
Neste sentido, os jogos pré-desportivos constituem uma variante dos jogos menores, caracterizada por conteúdos que propiciam a aquisição de determinados movimentos, ações, habilidades primária, e capacidade de jogo que servem de base para a assimilação de habilidades desportivas. Em geral, os jogos pré-desportivos e os jogos desportivos têm em comum determinadas regras.
Os treinadores que organizam jogos pré-desportivos devem ter uma atitude pedagógica, sem esquecer que o alvo é a criança e a sua aprendizagem. Com os jogos pré-desportivos, as crianças fazem uma abordagem preliminar da competição e podem perceber, analisar e tomar decisões.
Também se recomenda que, diariamente, o treinador ensine poucas coisas e dê liberdade para que as crianças improvisem, sem demasiadas explicações e interrupções. Coletânea de Jogos Pré-Desportivos
1 – Derrube a Torre (Handebol)
Recursos
Uma bola de borracha pequena (que os alunos consigam empunhar para arremessar)
Uma mesa (carteira de sala de aula)
Um cone
Giz para marcação do piso
Descrição
Coloca-se o cone sobre a mesa e marca-se um grande círculo