Humildade
Mateus 5:3 - "Bem aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus”.
A palavra "humildade" e as suas formas (humilhado, humilhação, humildemente, humilha, humildes, etc.) é usada mais que 70 vezes pela Bíblia. O uso numeroso desta palavra nos dá uma ideia da sua importância para nós.
Jesus é o nosso maior exemplo de como devemos ser humildes, ele andou no meio de homens carnais e enfrentou desafios enormes.
Jesus falava frequentemente de humildade, e mostrava em sua vida de serviço o que significa elevar os outros acima de nós mesmos. Quem poderia exemplificar melhor a humildade voluntária do que o próprio Deus, que deixou sua habitação celestial para servir e mesmo morrer por nos pecadores?
Em João 13:1-17. Temos um dos modelos que considero mais impactante, no que se refere a humildade. Quando se preparavam para partilhar a refeição da Páscoa, Jesus aproveitou o momento para ensinar uma lição necessária. Ele tomou uma toalha e água e foi, de discípulo em discípulo, lavando seus pés. Isto era, por costume, serviço dos servos mais humildes, mas aqui o Criador do universo estava se humilhando diante de simples galileus. Quando terminou, ele voltou-se para os apóstolos e perguntou? João 13:12-17 - "Compreendeis o que vos fiz? Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou. Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou. Ora, se sabeis estas cousas, bem-aventurados sois se as praticardes" .
Falta de humildade:
Sem humildade, não serviremos outros como deveríamos, porque aqueles que são arrogantes e egoístas querem ser servidos, e não servir.
Sem humildade, não seremos seguidores. Os orgulhosos querem ser chefes e cobiçam a posição e a influência de outros.