Handebol
O handebol é um esporte coletivo que foi criado pelo professor alemão Karl Schelenz, no ano de 1919. Após ter as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, o esporte começou a ser praticado de forma competitiva em países como, por exemplo, Áustria, Suíça e Alemanha.
Nesta fase inicial, as partidas de handebol eram realizadas em campos gramados parecidos com de futebol. Assim como no futebol de campo, cada equipe de handebol era composta por onze jogadores.
No ano de 1925, foi realizada a primeira partida internacional de handebol, entre as equipes da Alemanha e da Áustria. Os austríacos levaram a melhor, vencendo os alemães por 6 a 3.
No início, como aconteceu em outros esportes, o handebol surge com características especiais bem diferentes do handebol que conhecemos hoje. Jogava-se com onze jogadores por equipe, com regras iguais às do futebol e ao ar livre. E foi assim que o handebol foi admitido nos jogos Olímpicos de 1936, em Berlim, pois os alemães são tidos como os inventores do handebol de campo e conseguiram incluí-lo na competição que promoveram. A técnica do handebol no decorrer da história evoluiu muito. É preciso passar bem a bola, surpreendendo o adversário com deslocamentos rápidos e execução de passes buscando companheiros desmarcados. Há sistemas desenvolvidos para atacar e defender, existindo também maneiras diferentes de arremessar para o gol. Ao assistirmos a um jogo de handebol observaremos que as ações dos jogadores são bem rápidas sendo que ambas as equipes buscam conquistar o gol arremessando a bola contra a meta adversária. Embora seja um esporte internacionalmente praticado, o handebol ainda é pouco conhecido e difundido no Brasil. Quase não aparece na televisão, não é transmitido/noticiado por rádio e ocupa pouco espaço nos cadernos de esportes dos principais jornais. Sua prática ainda está em grande parte restrita às escolas, em especial às aulas de Educação Física, e alguns clubes. Dada a dificuldade de