Handebol
CURSO DE _________________________
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Aluno: Nome Completo RA: Série:
Campinas
2012
Sumário
Introdução 3
Origem do Handebol 4
História handebol 4
História do handebol no Brasil 4
Regras 5
Regra 1: A quadra do Jogo 5
Regra 2: A Duração da Partida 7
Sinal de Término 7
Regra 3: A Bola 8
Introdução
Sob os pontos de vista formativo e educativo, o handebol é apreciado por ambos os sexos, por suas qualidades excepcionais porque desenvolve simultaneamente resistência, habilidade, coordenação, velocidade, força e coragem, alem de reunir as três bases atléticas naturais: correr; saltar e arremessar.
O handebol é jogado com as mãos, ferramenta natural do homem, e sua aprendizagem deverão ter inicio desde as primeiras séries escolares, com exercícios bem naturais, de deslocamentos, corridas e lançamentos e alvos fixos e moveis, utilizando-se também de jogos educativos organizados em progressão crescente.
Os fundamentos devem ser repetidos insistentemente de forma isolada e dentro de sequencias para que o aluno aprenda bem os elementos básicos. Deve-se insistir muito na muito na utilização da alavanca correta nos passes e arremesso, assim como observar a empunhadura e a recepção adequada da bola, evitando-se assim vícios e contusões. Na fase de aprendizagem das táticas de ataque e defesa, o professor deve interromper os exercícios e o jogo a todo instante para coibir o excesso de individualismo dos alunos, assim como orientar a defesa para marcar o trabalho de bola dos atacantes.
O handebol como toda modalidade esportiva coletiva requer uma adequada preparação para a sua prática, no entanto,