hamamelis
Propriedade terapêutica: Tônica das veias, hemostática, cicatrizante, adstringente, vasoconstritora, antimicrobiana.
Indicação terapêutica: Varizes, flebite, pernas pesadas, hemorróidas, transtornos da menopausa e hemorragias uterinas, ativa a circulação da pele, dermatites, eczemas, pele seca, rugas, sedativo ocular.
Descrição
Hamamelis é um arbusto nativo da América do Norte, empregada pelos índios a qual atribuiam propriedades misteriosas, possivelmente devido aos frutos (semelhante às avelãs) se estalarem de forma ruidosa quando maduros.
Foi introduzida na Europa no final do século XIX. É um grande arbusto que pode atingir 7 m de altura, se as condições de solo permitirem.
Suas folhas, pouco pecioladas, são alternas, inteiras, ovais, assimétricas na base e dentadas ou sinuoso-dentadas. As flores têm quatro pétalas amarelas brilhantes. Os frutos são pequenas cápsulas cercados na base pelo cálice. A floração ocorre entre o outono e inverno, quando já está despida de folhas.
História: A hamamelis e uma planta muito conhecida e com uma longa história de uso nas Américas; Uma fonte lista mais de 30 usos tradicionais da hamamelis incluindo o tratamento das hemorróidas, queimaduras, cânceres, tuberculose, resfriados, e febre.
Tradicionalmente, a hamamelis era conhecida pelos nativos norte-americanos como um tratamento para tumores e inflamações do olho. Seu uso interno era para estancar hemorragias; Os colonos europeus do século XVII aprenderam o valor da planta por suas ações adstringentes, é ainda hoje usada para esta e outras finalidades.
Uso medicinal
Considerada uma das plantas mais eficazes para combater as afecções circulatórias.
A parte relevante para fins medicinais são as folhas, mas às vezes a casca também é usada.
As folhas são colhidas durante o verão e a dessecação deve ocorrer à sombra, tão rapidamente quanto possível.
As