Relat Rio Taninos
FARMÁCIA
Relatório de aula Prática:
Taninos
Disciplina: Farmacognosia II
Docente: Ivana Maria Póvoa Violante
Discente(s): Letícia S. Santos, Lucimar Alves e
Renato Dias
CUIABÁ - MT
2015
SUMÁRIO
1. OBJETIVO 3
2. MATERIAIS E MÉTODOS 4
3. RESULTADOS E DISCUSSÕES 5
4. CONCLUSÕES 6
5. FOTOS 7
6. ANEXOS 9
1. OBJETIVO
Identificar a presença de Taninos em extrato metanólico de Barbatimão (Stryphynodendron barbatimão), de Hamamélis (Hamamelis virginiana) e de Ipeca (Chephaelis ipecacuanha).
2. MATERIAIS E MÉTODOS
Extrato metanólico de Barbatimão (Stryphynodendron barbatimão)
Extrato metanólico de Hamamélis (Hamamelis virginiana)
Extrato metanólico de Ipeca (Chephaelis ipecacuanha)
Cloreto férrico 2%
Acetato de chumbo 10%
NaOH 2N
Sulfato de atropina 2%
12 Tubos de ensaio
Gelatina 2%
Pipetas de 2 ml
Conta gotas
Procedimentos:
1.
2. Reação com Gelatina: Pipetou-se 2ml de cada extrato metanólico em 3 tubos ensaio, já devidamente identificados. Acrescentou-se em cada tubo de ensaio 5 gotas de gelatina 2%.
3.
4. Reação com Alcalóides: Pipetou-se 2ml de cada extrato metanólico em 3 tubos ensaio, já devidamente identificados. Acrescentou-se em cada tubo de ensaio 3 gotas de sulfato de atropina e mais 3 gotas de NaOH 2N.
5.
6. Reação com Metais Pesados: Pipetou-se 2ml de cada extrato metanólico em 3 tubos ensaio, já devidamente identificados. Acrescentou-se em cada tubo de ensaio 3 gotas de acetato de chumbo 10%.
7.
8. Reação com Cloreto Férrico: Pipetou-se 2ml de cada extrato metanólico em 3 tubos ensaio, já devidamente identificados. Acrescentou-se em cada tubo de ensaio 2 gotas de cloreto férrico 2%. 3. RESULTADOS E DISCUSSÕES
Em todos os extratos houve a presença de taninos, sendo que o extrato de barbatimão possui uma maior concentração destes. Nos tubos de ensaio 1, 2 e 3 do extrato de barbatimão houve a formação de precipitado e turvação de forma bem visível, no tubo de ensaio 4 deste mesmo