ativos para acne
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III – MANIPULAÇÃO
ATIVOS UTILIZADOS NO TRATAMENTO DA ACNE
ABRIL/2014
CUIABÁ-MT
UNIVERSIDADE DE CUIABÁ
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III – MANIPULAÇÃO
BRUNA FRANCO
JOSIANE LUIZA BETTI
JOSYANNE BARROS GONZAGA
MARIA DE FÁTIMA RIATTI
URSULINO
ATIVOS UTILIZADOS NO TRATAMENTO DA ACNE
ABRIL/2014
CUIABÁ-MT
1.1 Acne
A acne é uma afecção dermatológica que atinge as unidades pilossebáceas de algumas áreas do corpo, sendo bastante frequente entre os adolescentes (MANFRINATO, 2009).
De causa etiológica multifatorial a acne é uma afecção dermatológica que provoca alterações físicas e emocionais nos indivíduos acometidos em consequência do aspecto inestético que a pele passa apresentar em virtude da formação de comedões, papulas, cisto, nódulos e pústulas que tendem a gerar cicatrizes escavadas, deprimidas e hipertroficas na pele (LIMA, 2006; MANFRINATO, 2009).
Clinicamente a acne é classificada conforme a sua tipologia em vulgar, hiperandrogênica, iatrogênica, cosmética, escoriado, neonatal, conglobata, fulminante, comedonica, pápulo-pustuloso grave, nódulo-quisto e da mulher adulta (GIACHETTI, 2008; MANFRINATO, 2009).
Conforme o seu grau de acometimento ou evolução clínica os diferentes tipos de acne podem ser classificados em acne não inflamatória ou comedoniana, de grau leve, moderado ou grave (MANFRINATO, 2009).
De modo geral o tratamento clínico da acne é baseado na tipologia da afecção e no seu grau de acometimento. Podendo então, o seu tratamento envolver medidas higiênicas e profiláticas, até o uso de medicamentos orais e tópicos, realização de cirurgia, tratamento estético e alternativo (LIMA, 2006; MANFRINATO, 2009).
1.1.1 Tratamento da acne com princípios ativos
Sob o ponto de vista do tratamento da acne, os produtos utilizados devem ser formulados com o objetivo de regularizar a secreção sebácea