Halogenação do metano
Os alcanos, também chamados parafinas, são hidrocarbonetos alifáticos saturados. Estes se apresentam em cadeias lineares ou ramificadas. Proporcionam uma tendência muito baixa para reagir com outras substancias por causa da sua pouca reatividade e devido a isso não interfere nas reações. Contudo, quando aquecidos, alcanos tendem a sofrer reações de substituição. A substituição de um hidrogênio por um halogênio é uma substituição chamada de halogenação. Além do oxigênio os alcanos também reagem com o flúor, o cloro, o bromo e o iodo, tendo em vista que o iodo é onde acontece à menor reação (praticamente não reage) e o flúor possui a maior tendência para reagir (suas reações são explosivas e difíceis de controlar, chegando até mesmo a destruir a matéria orgânica).
A halogenação de um alcano se dá por substituição de um átomo de hidrogênio por um halogênio, resultando em um haleto de alquila (isso pode ocorrer em um ou mais átomos de hidrogênio). Por exemplo, na cloração do metano o produto é cloro metano. Para alcanos com mais de dois carbonos existe mais de uma possibilidade para o halogênio se posicionar. Deste modo o produto da reação será uma mistura de isômeros de posição. Entretanto, as quantidades dos isômeros formados diferem-se na mistura. A reação ocorre via radicais livres.
Referência: http://www.brasilescola.com/quimica/reacoes-organicas-halogenacao.htm http://www.ebah.com.br/content/ABAAAANScAJ/reacoes-alcanos
A halogenação é um tipo de reação orgânica que é realizada com a presença das substâncias simples dos halogênios: F2, Cl2, Br2 e I2.
Ela pode ser uma reação de substituição ou de adição. Nesse texto, falaremos da substituição, para saber a respeito da reação de adição, leia o texto: “Reação Orgânica de Adição por Halogenação”.
Halogenação como Reação de Substituição
Nesse tipo de reação, um ou mais átomos de hidrogênios ligados a um carbono da cadeia são substituídos por um ou mais átomos de