PERFIS
TESEU, TEMÍSTOCLES, ALCIBÍADES, FILIPE, CATÃO, CATILINA E CALÍGULA
Teseu após a morte de seu pai Egeu, tornou-se autoridade máxima da cidade Ática, onde reuniu em uma só pólis os habitantes, incluindo os dos campos. Ordenou que construíssem apenas uma sede dos prítanes, ou seja, dos membros do governo, e um senado. Ele chamou de Atenas, a cidade e instituiu Panatenéias. Logo depois abdicou à realeza, conforme tinha prometido, organizou o governo começando pelos deuses.
Com o objetivo de aumentar ainda mais a importância da cidade, queria criar uma única Nação. Mas, ele tinha consciência do perigo de a democracia torne-se desorganizada e confusa pelo afluxo ilimitado das massas. Logo, foi o primeiro a fundamentar uma diferença entre nobres, agricultores e operário. Teseu gravou uma moeda; nela cunhou um boi, pensam que seja por causa do touro de Maratona, uns achavam que era para recordar o general Minos, e outros pensavam que era para incentivar a agricultura. Uniu a Àtica a Mégare e ordenou criar no Istmo a famosa coluna onde fez gravar a inscrição que demarca a fronteira do país em dois trímetro, onde o primeiro indicava a região voltada para o leste, mais especifico a Jônia, o segundo a região voltada para o oeste, que seria a Peloponeso.
Temístocles é um político e general grego nascido em Atenas, o rei da Grécia depositava nele, todas as suas esperanças de dominar o povo grego. Ele era muito bom para julgar imediatamente as situações depois de um mínimo de análise e era perfeito para antever a longo prazo o futuro. Era ótimo para resolver casos, quando lhe faltava experiência, isto não o impedia de julgar corretamente. Enfim, com o poder de sua inteligência e sua capacidade de concentrar-se faziam dele um homem excelente para improvisar o que quer que fosse.
Alcibíades general e político nascido em Atenas, chegou em Pireu de navio, no dia que celebravam as Plíntérias, quando foi desembarcar viu uma multidão de aproximando dele. Uns diziam que