Química
Halogenação: é a reação de substituição que ocorre na reação química quando um átomo de hidrogênio é substituído por um átomo de halogênio.
1.2 Halogenação de metano
Os alcanos que também são chamados de parafinas, são pouco reativos. Por isso são muito usados como solventes para reações, pois não interferem nelas, graças à sua baixa reatividade.
Sob condições adequadas (por exemplo, luz de frequência especifica ou aquecimento), no entanto, eles sofrem reação de substituição com halogênios.
São denominadas reações de substituição porque um hidrogênio da molécula orgânica é substituído por um átomo de halogênio.
A reação de substituição que ocorre entre um alcano e um halogênio é também chamada de halogenação. Por exemplo, na cloração do metano ocorre a substituição de um H por um átomo de Cl.
Após a monocloração de um alcano, a reação pode prosseguir ( se houver cloro disponível ) conduzindo a derivados com dois ou mais átomos de halogênio .
Após a monocloração de um alcano, a reação pode prosseguir ( se houver cloro disponível ) conduzindo a derivados com dois ou mais átomos de halogênio .
Criando assim derivados alogenados do metano:
CH3Cl Cloro-metano ou cloreto de metina
CH2Cl2 Dicloro-metano ou cloreto de metileno
CHCl2 Tricloro-metano ou clorofórmio
CCL4 Tetracloro-metano ou tetracloreto de carbono
Pag 169 estude um pouco mais alem disso
Halogenação de alcanos pode produzir isômero: Quando o alcano apresenta mais de uma possibilidade de hidrogênio a serem substituídos, se forma uma mistura de produtos isômeros.
André pag 170
2.0 SUBISTITUIÇÃO EM AROMÁTICOS
2.1 Halogenação
A