Halloween e dia de los muertos
A festa do Halloween faz referência ao dia de todos os Santos e, com isso, ao dia de finados. Geralmente o Halloween é mais comemorado em países de língua anglo-saxônica, já os países de língua espanhola não comemoram essa festa, e sim o dia dos mortos, já no Oriente Médio esse período é marcado pela tradição e crença popular.
A Irlanda é considerada o “berço” da tradição do Halloween, os adultos comemoram construindo fogueiras, e as crianças andam nas ruas dizendo o famoso “tricks or treats”, que em português significa “doces ou travessuras”.
El Dia de Los Muertos:
Na Espanha, assim como no Brasil, é comemorado o dia de todos os santos e de finados, a data desse evento é o dia 1° e 2 de novembro, no último dia as pessoas fazem homenagens aos mortos levando flores aos túmulos.
No México comemora-se no dia 1° de novembro o dia dos anjinhos, chamados também de "Dia dos inocentes", que é celebrada a memória de crianças mortas antes de serem batizadas. O dia dos mortos (El dia de los Muertos) é celebrado no dia 2 de novembro e é muito popular no país, as pessoas festejam o dia levando aos túmulos tudo aquilo que o morto mais gostava durante sua vida, um dia antes do evento os parentes e amigos se reúnem para comer e beber e ficam a esperar os mortos na madrugada. O dia de los muertos não pode ser considerado uma festa, mas sim uma celebração, pois em meio as comemorações existe a dor da perda.
A Festa de Dia dos Mortos tem origem indígena, que tinham como costume comemorar com uma festa o final da colheita e a preparação para a próxima, e como também viam a morte como o fim e o inicio de um novo começo, passaram a comemorar também. Durante a comemoração é comum a produção e distribuição de caveiras doces (de chocolate, marzipã e açúcar) para crianças e adultos.
No ano de 2003 a festa estava quase extinta, e apenas os pequenos países ainda a comemoravam, então a