Hall – estrutura organizacional : formas e impactos
Estrutura Organizacional é a combinação das partes organizacionais.
Organizações possuem regras e procedimentos, e variam pelo grau no qual as pessoas e as unidades gozam de autonomia para a tomada de decisões.
As Organizações estruturais alteram-se continuamente, a medida que são influenciadas por grupos sucessivos de membros, pela interação entre eles e pelas mudanças ambientais continuas.
A estrutura possui 3 elementos :
1. Complexidade (três aspectos: vertical referente ao grau de profundidade, horizontal referente a abrangência e geográfico referente a distribuição da organização)
2. Formalização, grau em que as regras e procedimentos são detalhados pela organização.
3. Centralização se refere a onde as decisões são tomadas.
Estrutura organizacional, segundo Blau, implica em divisão do trabalho ( onde as pessoas recebem diferentes tarefas ou cargos ) e hierarquia. Em outras definições é dado destaque para as interações humanas(Sewell), o que mostra que as estruturas não são fixas.
Estruturas organizacionais executam 3 funções básicas:
1.produzir resultados e atingir metas ( sendo esta função a mais importante).
2.regular a influencia das variações individuais nas organizações;
3. cenário onde o poder é exercido ou as decisões são tomadas
Ao contrario do que dizem muitos autores, existem estruturas múltiplas, não ha um padrão, podendo até existir diferenças organizacionais em unidades internacionais de uma empresa.
Formas estruturais, Weber e a burocracia no seu tipo ideal visando eficiência e confiabilidade, pois ela possui uma hierarquia, autoridade limitada, divisão do trabalho, e assim por diante. Já para Burns e Stalker o modelo de Weber é “mecânico” e o ideal seria um modelo orgânico, que não se baseia na hierarquia e sim em um controle de rede, em vez de especialização das tarefas, um ajuste continuo e uma redefinição de tarefas, e assim por diante.
A complexidade de uma organização