Analise das ferramentas de qualidade
EMPRESAS DO SETOR AUTOMOBILÍSTICO
Identificação da publicação Revista P&D em Engenharia de Produção V. 07 N. 01 (2009) p. 64-75 , (Recebido em 02/12/2008. Aceito em 27/03/2009)
Rafael Carvalho de Miranda – Engenheiro de Produção mecânica – UNIFEI
Simone Rennó Diamantino - Engenheiro de Produção mecânica – UNIFEI
Objeto do Estudo:
De acordo com o artigo estudado, temos como o principal foco, a analise nas ferramentas da qualidade, onde os autores do mesmo efetuaram um estudo descritivo e comparativo, demonstrando ao longo do mesmo, as mais diversas ferramentas utilizadas por duas empresas, sendo a primeira, uma montadora automotiva, e a segunda, uma fornecedora de autopeças. Ao decorrer da nossa resenha, poderemos descrever como foi analisado os pontos fundamentais para a implementação, e evolução dos processos de qualidade em uma empresa. Sendo assim, tornando-se extremamente de uma didática de exuma importância para todos, e aplicáveis a empresas não só do setor automobilístico, mas para de todos os seguimentos.
Objetivo da pesquisa / Artigo:
Seguindo o método de raciocínio, dentro dos estudos realizados pelos autores do artigo, podemos constatar a busca pela analise das ferramentas de qualidade utilizadas pelas duas empresas citadas como exemplo, sendo essas, representadas como maneiras de buscar a qualidade no produto, a globalização das ferramentas dentro da empresa. Tais instrumentos da qualidade, visam nada mais que a melhoria do produto a ser apresentado e entregue ao cliente, analisando possíveis erros, fatores a serem melhorados, para somente então, realizar melhorias para se chegar a um produto cada vez mais próximo do esperado por todos, ou seja, um produto sem falhas, mais seguro, e com menos custo de mão de obra na hora do retrabalho. Isso tudo faz com que a empresa permaneça no mercado , elevando seu nome entre os clientes a um patamar aceitável, superior as outras empresas cuja preocupação