Haikai
São três formas diferentes de se escrever uma palavra, que significa uma forma poética japonesa, valorizando a concisão e a objetividade.
Seus principais representantes no Japão foram: Bashô, Buson, Issa e Shiki.
Como surgiu?
O Hacai se originou da poesia tradicional japonesa chamada renga. O renga era uma espécie de desafio elegante, no qual vários poetas compunham estrofes uma após a outra. Esse tipo de poesia chega ao Brasil no final do século XIX. Haicai é conhecido no Brasil como poema de três versos.
Quem iniciou e divulgou no Brasil esse gênero foi Afrânio Peixoto, ele era médico, romancista, historiador e literário, outro que se destaca nesse gênero é Guilherme de Almeida (1890 a 1969).
Hacai,significa “não sério”. Servia de oposição ao renga (poema mais cerimonioso) e o Haikai-renga (poema em forma de renga, mais informal, que inclusive permite a inclusão de palavras populares ou chinesas). A melhor forma de escrever Haicai é buscar a simplicidade, sem ostentação técnica.
Os poemas?
O poema tem três linhas, contendo na primeira e na última cinco caracteres japoneses (totalizando sempre cinco sílabas) e sete caracteres na segunda linha (sete sílabas). Esses poemas traduzem, entretanto emoções, imagens, comparações, sugestões, suspiros
Em japonês, o Haiku é tradicionalmente impressos em uma única linha, verticalmente, enquanto em língua portuguesa ele geralmente aparece em três linhas, em paralelo.
Muitas vezes aparece uma pintura a acompanhar o Haicai, e ela é chamada de haiga.
O nome que se dá aos escritores de Haicai é haijim, o principal escritor (haicadista) foi Matusô Bashô (1644-1694), que dedicou a fazer Haikai uma prática espiritual. Segundo GOGA, (H.Matusuda) foi agricultor, comerciante, jornalista, escritor, pintor e poeta japonês, nasceu em 1911 no Japão, e foi radicado no Brasil em 1929. Foi uma pessoa importante no gênero Haicai, começou a praticar em japonês e em português, foi também