O que é o Haicai
Haicai é um poema de origem japonesa, que chegou ao =]Brasil no início do século 20 e hoje conta com muitos praticantes e estudiosos brasileiros. No Japão, e na maioria dos países do mundo, é conhecido como haiku.
Segundo Harold G. Henderson, em Haiku in English, o haicai clássico japonês obedece a quatro regras:
Consiste em 17 sílabas japonesas, divididas em três versos de 5, 7 e 5 sílabas
Contém alguma referência à natureza (diferente da natureza humana)
Refere-se a um evento particular (ou seja, não é uma generalização)
Apresenta tal evento como "acontecendo agora", e não no passado.
No transplante do haicai para outros países, algumas das regras anteriores são seguidas com maior ou menorfidelidade, enquanto outras podem ser mesmo ignoradas, dependendo de cada poeta ou da escola seguida. Nestas páginas, tentaremos definir o haicai escrito em português, especialmente a partir do ponto de vista do Grêmio Haicai Ipê, grupo que se reúne desde 1987 para estudar e praticar esta forma poética.
Os aspectos que nutrem o assunto em questão, Haicai, podem ser constatados, na prática, através de alguns exemplos. Ei-los, portanto: viver é super difícil o mais fundo está sempre na superfície Paulo Leminski
Um ritmo da vida
O berço vai e vem.
Mas vai com a quê? – Um ai.
E vem? – Sem ninguém. Guilherme de Almeida
Nos dias quotidianos
É que se passam
Os anos Millôr Fernandes
Indícios atestam que tais poemas possuem uma estrutura diferente daquela que convencionalmente conhecemos. Entre outros elementos, estão a precisão e a objetividade, demarcadas pela economia de palavras.
Os temas são simples, banais, extraídos talvez da fugacidade das coisas, bem como de elementos da natureza. Tais aspectos são atribuídos a essa modalidade lírica, cuja origem é japonesa (haikai, vocábulo composto de hai = brincadeira, gracejo e kai = harmonia, realização).
No que diz