Haicai na sala de aula
Professora Tutora: Kelly Sheila Inocêncio Aires
Polos : Campina Grande -PB
Aluna: Patrícia Borges de Farias
Metodologia do Ensino da Literatura
Atividade Texto Online: Haicai na sala de aula
Podemos dizer que o haicai se destaca como um tipo poesia que surgiu na segunda metade do século XVII no Japão. Baseado no tanka, que é um poema curto com 5-7-5-7-7 sílabas. Basicamente, o haicai é formado por 3 linhas, sendo a primeira e a terceira com 5 silabas e a segunda com 7. Seus temas apresentam forte ligação com a natureza, sempre representando uma imagem. Apropria-se de métricas, sem kigô (palavra que faz alusão as estações do ano), com rima.
Portanto, o haicai é proporcional ao processo de ensino na contagem de silabas poéticas, (opondo-se a gramatical), encontros vocálicos, figuras de linguagem. O haicai se encaixa perfeitamente aos hábitos de escrita do mundo virtual, ferramenta essencial na produção de texto.
O haicai é uma ferramenta valiosa no ensino de versificação. Conduz o aluno ao prazer de compor sua própria poesia e ler a de seus colegas.
Dentre os poetas brasileiros desse gênero podemos citar: Millôr Fernandes; Paulo Leminski, que além de haicaista (ou haibum), também escreveu uma biografia sobre Matsuô Bashô, o mais importante haicaista japonês; Guilherme de Almeida, com seus versos guilherminos; Fanny Dupré, a primeira haicaista brasileira; Afrânio Peixoto etc
Alguns exemplos de haicais
A noite pinga uma estrela no meu olho e passa
A noite - enorme tudo dorme menos teu nome
Paulo Leminsk
será que o doutor cobra pela cura ou cobra pela dor?
Olga Savary
dia lento um velho cavalo subindo a encosta
Eunice Arruda
Procedimento pedagógico da oficina de leitura de Literatura Infantil
O publico alvo desta aula são alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino da cidade de Gurjão, mais especificamente na escola Eutália Ramos