tcc barbara
Segundo Peixer (2009), tem sido crescente nos últimos anos o interesse pela determinação dos vários elementos essenciais e tóxicos em alimentos e dietas do ser humano. Da mesma forma, nas ultimas décadas, muita atenção tem sido dada ao estudo do conteúdo de elementos traços essenciais e/ou tóxicos nos gêneros alimentícios, como resultado de uma crescente preocupação sobre os benefícios na saúde e os riscos de consumo de certos alimentos.
Wajslow (2012) citaram que a área de análise de alimentos é de extrema importância em tecnologia de alimentos, pois atua em diversos segmentos determinantes da avaliação dos produtos e dos processos: controle de qualidade, fabricação e estocagem de produtos, caracterização dos alimentos.
Conforme Ferreira et al (2011), a determinação do sódio em alimentos é uma das mais importantes, uma vez que o sódio tem alcançado destaque pelos riscos que seu consumo em excesso pode resultar.
Da mesma forma, na visão de Peixer (2009), o conhecimento da composição dos alimentos consumidos no Brasil é fundamental para se alcançar à segurança alimentar e nutricional. As informações de uma tabela de composição de alimentos são pilares básicos para a educação nutricional, o controle da qualidade dos alimentos e a avaliação da ingestão de nutrientes de indivíduos ou populações. Por meio delas, autoridades de saúde pública podem estabelecer metas nutricionais e guias alimentares que levem a uma dieta mais saudável. Ao mesmo tempo em que fornecem subsídios aos epidemiologistas que estudam a relação entre a dieta e os riscos de doenças ou a profissionais para a prática clínica, estes dados podem orientar a produção agrícola e as indústrias de alimentos no desenvolvimento de novos produtos e apoiar políticas de proteção ao meio ambiente e de biodiversidade. São necessárias também para a rotulagem nutricional, a fim de auxiliar os consumidores na escolha dos alimentos (Peixer, 2009).
Para se conhecer a