Câncer colo do útero
Apresenta uma conceituação do tema e da delimitação do problema ou objeto de estudo, possibilitando uma visão geral do trabalho a ser realizado.
Responde ao seguinte questionamento:
Por que é importante estudar este problema? Quais as vantagens e benefícios?
Quantos parágrafos deverá ter minha introdução?
É uma QUESTÃO NORTEADORA não resolvida, para a qual se vai buscar uma resposta, uma explicação, através do OBJETO DE PESQUISA. É uma inquietação devido à uma teoria que se deseja provar ou o interesse de se explicar como um conceito se comporta diante de uma dada situação ou ambiente. Um tema pode suscitar vários problemas.
Deve-se propor uma solução aos objetivos; as hipóteses podem ser consideradas verdadeiras ou falsas ao final do estudo ou experimento. São opcionais.
Indica o quê se pretende com o desenvolvimento da pesquisa e quais os resultados esperados para contribuir na resolução do problema proposto. Gerais e Específicos
Objetivo de pesquisa
Clara e concisa
Apenas uma idéia
Todos os objetivos gerais devem ser construídos com o VERBO NO INFINITIVO (diagnosticar, analisar, estudar, identificar)
Detalhamento do objetivo geral
ser iniciados com o verbo no infinitivo
É recomendável a utilização de, no máximo, quatro objetivos específicos.
Tema: O perfil da mãe que deixa o filho recém-nascido para adoção. Problema: Quais as condições exercem mais influência na decisão das mães em dar o filho recém-nascido para adoção? Objetivos: Referencial teórico: Metodologia: Resultados/Discussão:
Conclusão/Considerações Finais:
Tema: Analise do polimorfismo no promotor do
gene fator de necrose tumoral alfa, posição-308 em indivíduos com doença de chagas crônica.
Problema: Será que o polimorfismo pode estar
associado à doença de chagas?
Objetivos:
Referencial teórico:
Metodologia: Resultados/Discussão: