hahahah
Regressão Linear e coeficiente de regressão, montagens de gráficos, tabelas e planilhas; exercícios aplicados a problemas químicos.
Lista de exercícios
1. Os seguintes resultados foram obtidos na determinação de cálcio em uma amostra de calcário do NIST: %
CaO 50,38; 50,20; 50,31; 50,22 e 50,41 mg.
Cinco amostras brutas foram obtidas de um vagão de calcário. Os valores de porcentagem média de CaO encontrados para as amostras brutas foram 49,53; 50,12; 49,60 e 50,49. Calcule o desvio padrão relativo de cada média.
2. A concentração do íon sulfato em águas naturais pode ser determinada pela medida da turbidez que resulta quando um excesso de BaCl2 é adicionado a uma quantidade medida da amostra. Um turbidímetro, instrumento usado para essa análise, foi calibrado com uma série de padrões de soluções padrão de Na2SO4.
Os seguintes dados foram obtidos na calibração:
SKOOG, WEST, HOLLER, CROUCH CAP. 8
Considere que existe uma relação linear entre as leituras no instrumento e as concentrações. (a) Construa um gráfico e trace visualmente uma linha reta entre os pontos. (b) Calcule a concentração de SO4−2 que provoca uma turbidez de 3,05 R. (c) Numa turbidez de 5,00 R qual seria a concentração de SO4−2 ? (d) Qual o coeficiente de correlação obtido? (e) Determine a sensibilidade do método acima.
3. Os dados que seguem foram obtidos em uma calibração de um eletrodo íon-seletivo sensível a cálcio empregado para a determinação de pCa. Sabe-se que existe uma relação linear entre o potencial e pCa.
SKOOG, WEST, HOLLER, CROUCH CAP. 8
(a) Construa um gráfico com os dados e trace visualmente uma linha através dos pontos. (b) Encontre o ajuste da curva de calibração (R2). (c) Calcule pCa de uma solução de soro na qual o potencial medido do eletrodo foi de 10,7 mV. (d) Determine a sensibilidade do método acima. (e) Monte uma curva de calibração da [Ca2+] versus E, mV e determine o R2. (f) O que pode-se