Documentário - A vida secreta das Plantas
Disciplina: Anatomia Vegetal
Documentário: A Vida Secreta das Plantas-A Floração
Esta fase do desenvolvimento vegetativo da planta é das mais sensíveis pelo que os cuidados culturais devem ser redobrados. Da mesma forma que o ser humano, nomeadamente as senhoras, são mais sensíveis a qualquer manifestação menos simpática e mais exigente nas atenções gastronómicas, também as videiras devem ter atenção especial neste período.
O início da floração na Bairrada já foi observado a 7 de Maio, designadamente nas castas brancas Chardonnay e Fernão Pires (sinónimo de Maria Gomes na Bairrada) das vinhas da Estação Vitivinícola da Bairrada (EVB). As condições ambientais não são as mais favoráveis ao bom desenvolvimento da floração já que a presença de humidade e a variação de temperaturas baixas e altas ao longo do dia, poderão influenciar negativamente a fecundação e ter algumas consequências negativas ao nível da produção de cachos.
A Polinização é o ato da transferência de grãos de pólen de uma flor para o estigma de outra flor, ou para o seu próprio estigma. Pode-se dizer que a polinização é o ato sexual das plantas espermatófitas, já que é através deste processo em que o gameta masculino pode alcançar e fecundar o gameta feminino.
A transferência de pólen pode ser através de fatores bióticos, ou seja, com auxílio de seres vivos, ou abióticos, através de fatores ambientais. Os tipos gerais de polinização são os seguintes:
* Anemofilia: através do vento;
* Hidrofilia: através da água;
* Entomofilia: Termo geral para todos os meios de polinização através de insetos, mas é um termo mais usado para polinização efetuada por abelhas e moscas;
* Cantarofilia: com auxílio de besouros;
* Psicofilia: efetuada por borboletas;
* Falenofilia: através mariposas;
* Quiropterofilia: polinização por morcegos;
* Ornitofilia: polinização feita por aves.
Pode haver também a auto-polinização, quando uma flor recebe seu próprio pólen.
Em