hahaha
Saneamento é a atividade relacionada com o abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, visando a saúde das comunidades.
A falta de saneamento básico, aliada a fatores socioeconômicos e culturais, são determinantes para o surgimento de infecções, tendo as crianças o grupo que apresenta maior susceptibilidade às doenças infectocontagiosas.
O tratamento da água tem por objetivo condicionar as características da água como encontrada na natureza, a fim de atender de médio à qualidade necessária a um determinado uso.
A água a ser utilizada para o abastecimento público deve ter sua qualidade ajustada de forma a:
Atender aos padrões de qualidade exigidos pelo Ministério da Saúde e aceitos internacionalmente;
Prevenir o aparecimento de doenças de veiculação hídrica, protegendo a comando, saúde da população;
Tornar a água adequada a serviços domésticos;
Proteger o sistema de abastecimento de água, principalmente tubulações e órgãos acessórios da rede de distribuição, dos efeitos danosos da corrosão e da deposição de partículas no interior das tubulações.
Processos de tratamento e água
A prática consagrada no Brasil, para a concepção das estações de tratamento de água de mananciais superficiais, em grande parte das situações, adota a combinação das seguintes etapas:
Clarificação, com o objetivo de remover os sólidos presentes na água;
Desinfecção, para eliminação dos microrganismos que provocam doenças;
Fluoretação, para a prevenção da cárie dentária;
Controle de corrosão.
VINE
Clarificação
A etapa de clarificação constitui-se de um conjunto de operações unitárias, destinadas à remoção de sólidos. A clarificação tem como função essencial a remoção da turbidez da água. Uma água que atenda aos rigorosos requisitos de turbidez padrões de potabilidade garantem:
Uma aparência esteticamente