haha
Iniciaremos fazendo uma recapitulação de conceitos básicos. Lembramos que preços são resultado das forças de oferta e demanda atuantes na economia. Assim, constituem um sinal importantíssimo. São preços que definem o que, como, quando, quanto e SE é viável produzir.
(De acordo com a teoria, o ciclo económico desenvolve-se do seguinte modo: taxas de juro baixas estimulam a concessão de crédito, aumentando desta forma a oferta monetária. A teoria sustenta que este aumento da oferta monetária leva a um período de crescimento insustentável, em que o dinheiro em excesso procura oportunidades de investimento progressivamente menos rentáveis).
------------------------------------------------------------------------------------------------
Slide 3:
Para demonstrar isto, reunimos exemplos de desequilíbrios neste modelo. Quando governos usam da lei para definir preços autoritariamente, observamos desastres econômicos. (Citar exemplos no slide). Observamos que as leis econômicas não são menos imperativas que as leis físicas. Um desprezo por tais leis só pode atingir o completo oposto do que intencionava.
(Sarney sofria com uma alta inflação resultante da ditadura militar, além de crises internacionais). Uma solução Para tentar "desafogar o país”, foi quando o governo criou Em 1987 um plano econômico de emergência, o Plano Bresser, onde se instituiu o congelamento dos preços e dos salários por três meses. Com o intuito de diminuir o déficit público algumas medidas foram tomadas, tais como: desativar o gatilho salarial, aumentar tributos, eliminar o subsídio do trigo e adiar as obras de grande porte já planejadas.
Slide 4:
Estabelecido isto, passamos agora para uma implicação mais apurada destas leis. Friedrich Hayek é um economista da escola austríaca, premiado com o Nobel em 74 "por seu trabalho pioneiro na teoria da moeda e flutuações econômicas e pela análise penetrante da interdependência dos fenômenos econômicos, sociais e institucionais", que