haha
Através do trabalho, o individuo tem a possibilidade de chegar a sua auto realização, desenvolver sua consciência e dar significado as atividades que ele realiza, fazendo-o crescer intelectualmente e definir/ modificar sua identidade ao decorrer do tempo.
O trabalho esteve presente no cotidiano durante a história das civilizações:
Idade Antiga - A necessidade e o desejo dos homens de facilitar o seu trabalho e de dispor de reservas para enfrentar os desastres naturais incentivaram a eles aperfeiçoar os seus instrumentos e criar hábitos de trabalho, criaram assim a escravidão.
No regime da escravidão existia ainda a divisão do trabalho em que se aperfeiçoava seus instrumentos e maiores conhecimentos técnicos. É no aperfeiçoamento que nascem novas ferramentas para usos específicos.
Chegando ao momento que as possibilidades do progresso do regime escravista esgotaram, pois os escravos não tinham interesse em seu trabalho e assim, ocorreu o declínio que só poderia ser restaurada por uma revolução social.
Idade Média- Na Idade média, durante o feudalismo, a base de produções é a propriedade dos senhores feudais.
Os camponeses eram os que tinham a base militar para a defesa do senhor feudal, a diferença era que não possuía uma propriedade total deles.
Os servos trabalhavam a terra do senhor e em retribuição recebiam um pequeno terreno que era trabalhado pela sua conta; estes terrenos cedidos podiam ser herdados, mas pagando ao senhor uma taxa.
As relações entre senhores e servos correspondiam a uma contradição irreconciliável. Os camponeses foram lutando com força cada vez maior