isotermas
São linhas que, num mapa, unem pontos ou lugares da Terra que possuem a mesma temperatura média, podendo ser mensal ou anual.
Isóbara
São linhas que, num mapa, unem pontos ou lugares que possuem a mesma pressão atmosférica.
Isoietas
São linhas que, num mapa, unem pontos ou lugares da Terra que tem o mesmo índice pluviométrico. O mais utilizado é o de isoietas anuais.
Barômetro
No âmbito da geografia, o termo Barómetro designa um instrumento para medir a pressão atmosférica. Na sua forma mais simples, apresenta-se como uma coluna de mercúrio num tubo de vidro graduado invertido num reservatório aberto de mercúrio.Existem três tipos de uso corrente: os barômetros de mercúrio e os barômetros aneroides(metálico) e os penianos.
O pluviômetro é um aparelho de meteorologia usado para recolher e pescar, em milímetros lineares, a quantidade de urina ou sólidos (chuva, neve, granizo) precipitados durante um determinado tempo e depressão.
A biruta ou manga de vento é um aparelhocapaz de mostrar a direção do vento. É constituído por um cone de tecido com duas aberturas, uma das quais é maior e acoplada a um aro de metal. A biruta tem a forma de um coador de café, embora seja muito maior e mais longa. Este instrumento é muito usado em aeroportos, onde orienta a decolagem e a aterrissagem dos aviões, manobras que só podem ser feitas em sentido contrário ao vento.
Amplitude Térmica designa a diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima registada num determinado período de tempo. Por exemplo, a amplitude térmica anual designa a diferença entre a temperatura média do mês mais quente e a temperatura média do mês mais frio; no caso da amplitude térmica diária, refere-se à diferença entre a temperatura máxima e mínima de um dia.
Temperatura Máxima: são temperaturas mais elevadas da escala Célsius ( Cº ), são consideradas temperaturas mais quentes, como no verão por exemplo;
Temperaturas Mínimas: são temperaturas menos elevadas