Hackers -realidade virtual
Hackers - Realidade Virtual.
1. 2. Justificativa:
O exibicionismo dos hackers está cada vez mais presente e suas ações reforçam diariamente a idéia de que nada é 100% seguro. Os crescentes prejuízos causados por eles no mundo todo são a prova disso. Em 2001, as ações de hackers atingiram 10 mil americanos e produziram prejuízos de US$ 18 milhões, de acordo com o relatório anual divulgado pelo Internet Fraud Complaint Center (RODRIGUES, 2002)1.
No Brasil a situação não é muito diferente uma vez que os estragos causados por ataques de hackers são enormes. Por exemplo, segundo a 1a Pesquisa Symantec de Segurança de Sistemas e Informações realizada com 240 executivos brasileiros em 2002, 67% das companhias brasileiras já sofreram algum tipo de ataque à sua rede. Os ataques externos causados por vírus representaram 74% dos casos, enquanto invasão no sistema por hackers representou 38% dos casos. (MESQUITA, 2002)2.
Estima-se que as empresas brasileiras tenham perdas anuais de R$ 2 bilhões causadas por invasões de hackers, de acordo com o estudo da SSI Consultoria. Uma parte desses prejuízos é atribuída ao baixo investimento em tecnologia de segurança pelas empresas, somente 5% para a proteção da informação e dos sistemas operacionais contra os hackers. (MAIA, 2003)3. A outra parte do prejuízo é decorrente da inexistência de uma legislação para controlar os ataques desses hackers, pois não havendo leis que impeçam as suas ações, eles estão livres para agir sem limites, tornando os mecanismos de proteção como os antivírus, firewalls e senhas de acesso, insuficientes para garantir um nível máximo de proteção.
A criação de uma legislação para a prevenção desses crimes na Internet é necessária, porque, no Brasil, estão sendo cometidos diariamente sem nenhuma forma de punição causando prejuízos enormes às empresas e aos usuários. 1. 3. Problema:
Atualmente o Brasil é considerado um dos países com maior atuação de hackers do mundo. Até Outubro de 2003,