Habito da leitura em crianças
A literatura infantil, de forma mais generalizada, é uma obra de arte. Ela desenvolve, não só a imaginação das crianças, como também permite que a criança se coloque no lugar do personagem das histórias, fábulas e contos de fadas, além de facilitar a expressão de ideias. Dessa forma, um dos grandes objetivos da literatura infantil, é a formação de leitores, uma vez que essa literatura é mais convidativa e se torna muito mais eficiente que a literatura adulta.
Na medida que a criança entra em contato com a leitura, permite que mente e coração entendam a beleza da palavra, criando gosto pela criação de um mundo de ficção. Nessa perspectiva, a literatura infantil é um conjunto de atividades que usa a palavra como base e traz a tona o interesse da criança por essa arte. Procura pôr perante os olhos das crianças fragmentos da vida, do mundo, da sociedade, do ambiente e parte da realidade, puxando sempre para o lado da fantasia, permitindo que a criança jogue imagens da realidade que lhes oferecem e criem a sua própria visão do mundo.
É no encontro com a literatura que os homens têm a oportunidade de ampliar e enriquecer sua experiência de vida. Nesse sentido, a literatura se apresenta tanto como um veículo de manifestações de cultura, como também de ideologias. A literatura infantil, por ser a responsável em iniciar o homem no mundo literário, deve ser utilizada como instrumento para a sensibilização da consciência, para expandir a capacidade e o interesse de analisar o mundo.
Ao analisar o histórico da literatura infantil, podemos perceber que os contos de fadas existem desde o período medieval (tendo seu ápice nos séculos XVI e XVII), onde inicialmente faziam parte do folclore das camadas sociais de nível econômico mais baixo. Mas ainda hoje, essas histórias continuam vivas e trazem uma grande fascinação e uma incansável vontade de ler e ouvir as mesmas histórias.
Nos trabalhos escolares, os contos de fadas fluem,