habitação e vizinhança
MORAES, Antonio Carlos Robert: Obra “ Ratzel “
ANTONIO CARLOS ROBERT MORAES: Geógrafo brasileiro que publicou vários livros na área da geografia histórica e política. Moraes possui doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo.1 Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo.Bacharel em geografia (1977) e ciências sociais (1979) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), onde realizou mestrado (1983), doutorado (1991) e livre-docência (2000).
FRIEDRICH RATZEL: (1844-1904) Foi um pensador alemão, considerado como um dos principais teóricos clássicos da Geografia e o precursor da Geopolítica e do Determinismo Geográfico. Sua principal obra publicada foi a Antropogeografia. A Ratzel deve-se a ênfase dos estudos geográficos sobre o homem.
PARAGRAFOS COMENTADOS DOS CAPITULOS
SUMÁRIO:
I. A GEOGRAFIA DO HOMEM
II. AS RAÇAS HUMANAS
III. A CÓRSEGA: ESTUDO ANTROPOGEOGRÁFICO
IV. AS LEIS DO CRESCIMENTO ESPACIAL DOS ESTADOS
CAPITULOS:
I - A GEOGRAFIA DO HOMEM
Ratzel dividiu a geografia em três grandes ramos: Geografia Física, Biogeografia e Antropogeografia. A Antropogeografia seria dedicada a três questões básicas. A mais fundamental seria aquela voltada para a indagação da influência que as condições naturais exercem sobre os homens, sobre a sociedade e sobre a história. Assim, dirá Ratzel, o homem, em todos os seus planos de existência, tanto mental como civilizatória, é o que determina seu meio natural. A Teoria do Determinismo Geográfico ocorre quando se dá aos elementos naturais o papel de uma única causa na definição de aspectos constituídos das sociedades.
A segunda questão colocada por Ratzel para os estudos da Antropogeografia é relativa à circulação e distribuição das sociedades humanas. Para ele, a localização dos grupos humanos estaria relacionada à mobilidade de seu passado, assim sendo, os estudos antropogeográficos