Habilidades do administrador
Planejar significa que os administradores pensam antecipadamente em seus objetivos e ações, e que seus atos sejam baseados em algum método, plano ou lógica e não em palpites.
Organizar é o processo de arrumar e alocar o trabalho, a autoridade e os recursos entre membros da organização de modo que eles possam alcançar eficientemente os objetivos da mesma.
Coodernar significa dirigir, influenciar e motivar os empregados a realizar tarefas essenciais. É o processo de mobilizar e acionar os recursos, especialmente as pessoas, para realizar as atividades que conduzirão aos objetivos.
Controlar é o processo de assegurar a realização dos objetivos e de identificar a necessidade de modificá-los, como estabelecer padrões de desenvolvimento, medir o desempenho atual, comparar o desempenho atual com os padrões estabelecidos, caso sejam detectados desvios, executar ações corretivas.
O administrador define estratégias, efetua diagnósticos para resolver situações, dimensiona recursos, planeja sua aplicação, resolve problemas, gera inovação e competitividade. Sem administração, as organizações jamais teriam condições de existir e crescer.
Quando um administrador é contratado por uma certa empresa, ele é submetido a vários testes e entrevistas para investigar seus conhecimentos, habilidades e competência.
Existem três tipos de habilidades básicas para um bom desempenho de um administrador de sucesso, dentre elas, a habilidade técnica que envolve o uso de conhecimento especializado e facilidade na execução de técnicas relacionadas com o trabalho e com o procedimento de realização, ou seja, o administrador tem que ter um bom conhecimento do seu produto. Já as habilidades humanas estão relacionadas com o trabalho com as pessoas e referem-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal, envolvem a capacidade de comunicar, motivar,