Habilidades de um administrador
Há três tipos de habilidades básicas para um bom desempenho do administrador:
Habilidades Técnicas:
Envolve o uso de conhecimento especializado e facilidade na execução de técnicas relacionadas com o trabalho e com os procedimentos de realização. É o caso de habilidades em medicina, em Sistema de informação, Matemática etc. As habilidades técnicas estão relacionadas com o fazer, isto é, com o trabalho, “coisas”, processos materiais ou objetos físicos concretos.
Exemplo: Vendedores necessitam de habilidades técnicas para que possam vender o seu produto. Precisam conhecer a fundo o produto para que possam convencer o seu cliente de que fará uma boa compra.
Habilidades Humanas: Estão relacionadas com o trabalho com as pessoas e referem-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolvem a capacidade de comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos pessoais ou grupais. As Habilidades humanas estão relacionadas com a interação com as pessoas: desenvolvimento da cooperação dentro da equipe, o encorajamento da participação, sem medos ou receios e o envolvimento das pessoas são aspectos típicos de habilidades humanas.
Exemplo: Um técnico de futebol deverá liderar a sua equipe fora de campo para que a equipe tenha uma referência a nível motivacional para competir num torneio.
Habilidades Conceituais:
Envolvem a visão da organização ou da unidade organizacional como um todo; a facilidade em trabalhar com ideias e conceitos, teorias e abstrações. O administrador que possui as habilidades conceituais está apto a compreender as várias funções da organização, complementá-las entre si, entender como a organização se relaciona com seu ambiente e como as mudanças em uma parte da organização afetam o restante dela.
As habilidades conceituais estão relacionadas com o pensar, com o raciocinar, com o diagnóstico das situações e com a formulação de alternativas de solução de problemas.
Exemplo: