Habeas corpus
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DE ........
FULANO DE TAL, brasileiro, estado civil, profissão, residente e domiciliado à , vem à presença de Vossa Excelência, com apoio no art. 5º, LXVIII, da Constituição Federal e nos termos dos arts. 647 e 648, I do Código de Processo Penal, impetrar a presente ordem de
HABEAS CORPUS LIBERATÓRIO
com pedido de liminar
em favor de SICRANO DE TAL, brasileiro, estado civil, profissão, portador da CI nº , residente e domiciliado à ....., na cidade de , pelas razões de fato e de direito a seguir delineadas.
DOS FATOS
O paciente foi detido em , sob a acusação de manter em funcionamento a Rádio comunitária , o que seria vedado pela legislação vigente, tendo na ocasião da prisão havido, também, a apreensão dos equipamentos da rádio.
A rádio comunitária funciona há mais de , utilizando da frequência . A sua constituição foi devidamente noticiada e comunicada às autoridades do município, bairro etc...
Descrever outros fatos que antecederam e culminaram com a prisão .
A prisão se revestiu de grave ilegalidade, eis que sem amparo nas Legislações que regem a matéria.
DA INVIABILIDADE DO SUPORTE JURÍDICO ERIGIDO PARA A PRISÃO DO PACIENTE
A autoridade responsável pela prisão do paciente fundamentou sua decisão na hoje inválida previsão legal do art. 70, da lei 4.117/62, que prescreve:
“Constitui crime punível com a pena de detenção de um a dois anos, aumentada da metade se houver dano a terceiro, a instalação ou utilização de telecomunicações, sem observância do disposto nesta lei e nos regulamentos”.
É portanto, o delegado de polícia federal de , a autoridade coatora no presente caso.
Diferentemente do